Mindfulness como ferramenta no tratamento da Dependência Química

FOTO PSICOLOGO2Mindfulness é um estado mental que pode ser treinado por meio de técnicas , exercícios meditativos e psicoeducativos –  fundamentais nestas intervenções.

Essas intervenções são metodologias estruturadas que comportam atividades presenciais (junto a um facilitador) juntamente com técnicas simples de fácil aplicação em nosso dia-a-dia.

A prática diária de Mindfulness leva a um aumento na densidade de matéria cinzenta do cérebro e é fascinante ver a plasticidade das células neuronais que, através das práticas de meditação, podem desempenhar papel de mudanças do cérebro, aumentar o bem estar e qualidade de vida.

Através de estudo de RM (ressonância magnética- imagem) após 02 semanas de prática (totalizando 08 semanas) é possível observar melhoras significativas numa enormidade de sintomas (estresse, ansiedade, depressão, dor crônica, cardiopatias – entre outros).

A abordagem da Mindfulness faz com que foquemos ao máximo nossa atenção no que está acontecendo no presente pois está centrada no poder transformador da atenção plena e da concentração no momento atual, intencionalmente.

Tem a ver com estar em contato com a vivência desse momento, sem ser absorvido por ele e sem querer pré julgá-lo.

Normalmente o dependente químico não percebe seus pensamentos e suas emoções e funciona como se tivesse sido ligado um “piloto automático”  e o fato de não ter essa consciência pode ser a armadilha para uma recaída.

A medida que o adicto reconhece essas armadilhas, esta consciência vai facilitar as mudanças de comportamento.

A Prática de Mindfullness é um grande benefício no campo pessoal e, na dependência química, é mais uma valiosa ferramenta.

A Clínica Grand House utiliza esta técnica como mais uma ferramenta no tratamento da dependência química e aqui ela é aplicada pelo psicólogo Rafael Angelo, especialista em Mindfulness e também em Neuro-ciencias  e Neurofilosofias na transdiciplinaridade, Leituras do Corpo- visão Neuro ciências pela UNIFESP e tem atuado na área há quase 30 anos.

As sessões de Mindfulness são realizadas aqui na Grand House uma vez por semana por aproximadamente 1h30min, onde ocorrem vivências e trocas de experiências sobre as técnicas, que são baseadas em práticas meditativas de simples aprendizagem – porém com enormes benefícios.

Clínica Grand House
http://www.grandhouse.com.br
Tels: 4483 4684 / 4483 4524

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s