O que existe por trás da raiva?

sergio2

Raiva é um sentimento normal. Sentir raiva cabe em certas circunstâncias. Porém para algumas pessoas é difícil ter consciência da raiva porque elas temem senti-la e expressá-la – o que pode resultar disto? Normalmente as pessoas têm medo de ser rejeitadas por sentirem raiva. Será que é vergonhoso sentir raiva?

Reprimir a raiva pode ser um modo de se proteger de algo que gostaríamos de evitar. Mas, enquanto a raiva for reprimida e não se buscar a origem, o conflito interno permanece.

Muitas vezes a raiva reprimida, a mágoa antiga, a não aceitação de diversas situações do passado pode resultar em doenças… inclusive na própria dependência química.

O que pode estar por trás da sua doença? O que está por trás de toda a raiva que você sente?

Será que é uma enorme necessidade de ser aceito, de receber carinho, admiração, reconhecimento, aprovação? Não ter recebido nada disto no passado e continuar ainda não recebendo podem gerar um sentimento de mágoa muito grande.

As mágoas sempre estão ligadas a situações de não consideração por parte do outro e são originadas na infância, muitas vezes desde o nascimento. São experiências que podem ser muito sutis, porém em algumas situações podem ser gravíssimas.

Sempre que você sentir mágoa ou raiva tente reparar em todos os sentimentos presentes e vá tentando buscar correlações com sua história de vida. As experiências mais graves são fáceis de serem lembradas, porém as mais sutis não e elas também causam muita mágoa.

Um bom detector que indica se a mágoa de hoje está relacionada com episódios do passado é a repetição dos eventos. Por exemplo, uma pessoa que muda de parceiro ou muda de trabalho e sempre se depara com as mesmas reclamações e sentimentos está presa nas situações do passado e as repetindo no presente. Isso já ocorreu alguma vez com você?

Se isto sempre acontece é necessário então fazer um resgate dessas emoções e situações, compreendê-las para assim transformá-las e diluí-las. Somente após esse processo você conseguirá vivenciar as experiências de outra maneira, livre das mágoas do passado.

É importante ter a consciência de que sem o aprofundamento e conhecimento do nosso interior dificilmente seremos livres e prósperos. A prosperidade incluí saúde física e emocional, felicidade, dinheiro, amor consigo e para com os outros, perdão ao outro e a si próprio, doação, entrega às experiências da vida com menos resistências internas. Se você tem sentimentos ruins atrapalhando sua vida, acaba bloqueando a prosperidade!

É necessário cuidar do mundo interior e emocional para diminuir o sofrimento e evitar atitudes destrutivas para com os outros e para si próprio. Direcionar a raiva ou ódio, provenientes de mágoas antigas, aos demais ou a você mesmo não solucionará nenhum problema, muito pelo contrário, trará muito mais sofrimento.

É fundamental entender o porquê da sua raiva, da sua mágoa… entender que outros sentimentos existem por trás da raiva, isto poderá ajudar a resolver uma boa parte do problema.

Busque ajuda de profissionais, de amigos, de grupos de apoio sempre que sentir que não consegue resolver esses sentimentos sozinho. O importante é não se isolar e reprimir os seus sentimentos, pois eles certamente se transformarão em doenças!

Sergio Castillo

Clínica Grand House
www.grandhouse.com.br
Tel: 11 4483-4524 / 4419-0378

Siga-nos em nossas fan pages: 
O Piloto por Uma Vida Sem Drogas 
Por Uma Vida Sem Drogas 
Clínica Grand House
Clínica Grand House – Por Uma Vida Sem Drogas

Anúncios

Um comentário sobre “O que existe por trás da raiva?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s