Alcoolismo na adolescência

O alcoolismo nunca foi um problema somente dos adultos. A questão também acomete as crianças e adolescentes. Hoje, no Brasil, existe uma grande preocupação o fato dos jovens começarem a beber cada vez mais cedo. Pior, ainda, é que certamente parte deles conviverá com a dependência do álcool (e talvez de outras drogas) no futuro.

A falta de educação e prevenção

Nossas crianças não são educadas e, por muitas vezes, não têm a estrutura necessária para que se tornem dependentes. As crianças simplesmente crescem e vão de encontro à adolescência sem estarem preparadas para a realidade e o álcool é uma das grandes portas para a fuga da realidade.

Os adolescentes não são instruídos e não tem noção dos riscos e danos que o uso e abuso do álcool vão causar em suas vidas (e na vida de outras pessoas) e muitas vezes, quando se dão conta, já se tornaram dependentes.

A maioria dos jovens busca ser parte de algo maior do que eles mesmos, e estão tentando se aceitar como são, esperando ser aceitos pelos outros e pela sociedade na sua totalidade.

Acabam por correr riscos desnecessários e, somente se tiverem tempo e discernimento mais tarde, se darão conta de que o álcool não era realmente necessário em suas vidas.

Por isso e por muitos outros motivos existem tantas dificuldades na adolescência para se dizer “não” ao álcool.

Início precoce

A ingestão de álcool na infância ou na adolescência aumenta muito as chances desses indivíduos se tornem alcoólicos e/ou dependentes químicos no futuro.

Os jovens acreditam que ao beber serão aceitos e terão mais facilidade para lidar com seus problemas e dificuldades da vida.

A dependência do álcool faz com que o jovem corra vários riscos (assim como todos ao seu redor), o que o atingirá em todas as áreas da vida.

Dependência

A dependência ocorre em uma fase aonde o adolescente começa a beber descontroladamente, seu pensamento, seus sentimentos e suas emoções estão confusos e tudo é muito novo. Essa junção de fatores faz com que o indivíduo beba em todas as situações.

As crises existenciais farão com que o indivíduo nem precise mais de algum motivo para beber, ou que já não saiba mais se os seus motivos são reais ou imaginários, pois, independentemente de qualquer coisa, ele irá beber.

A bebida alcoólica não abre somente a porta para a dependência do álcool, mas também levará o indivíduo a outras consequências do seu consumo, gerando outras doenças psicológicas e físicas, como, por exemplo:

Doenças psicológicas: delírios, alucinações, traumas, transtornos, depressão entre outros problemas.

Doenças físicas: problemas relacionados ao fígado, cirrose ou gastrite alcoólica, HIV (sexo sem prevenção), sistema digestivo e coma alcoólico.

Mortes prematuras

Inúmeras pesquisas indicam que cada vez mais aumenta o número de óbitos em adolescentes por consequências do uso do álcool em excesso, além de acidentes de trânsito, violência, homicídio, suicídio, coma alcoólico e diversos problemas causados pelo uso abusivo de álcool na adolescência.

O fato é que com uma prevenção mais eficaz durante a pré-adolescência, seja ela proposta pela própria família e também pelos órgãos competentes, esses dados podem ser reduzidos em grande escala, pois o álcool é uma das substâncias que mais mata jovens, adultos e idosos.

Isso tudo hoje é uma realidade assustadora e muito pouco divulgada, a juventude está se perdendo no álcool e não percebe que o uso abusivo dessa substância pode matar a longo prazo.

Declaração pessoal do autor do texto

Durante muitos anos venho vendo mais e mais jovens sofrerem e morrerem através do uso e abuso do álcool.

É necessário que se use todos os recursos de proteção para resguardar nossos jovens. Muitos especialistas na área e grupos de apoio estão travando uma batalha árdua no intuito de mostrar os grandes danos que a doença do alcoolismo pode causar, visto que é progressiva, incurável e fatal.

Porém, essa enfermidade pode ser contida, se devidamente tratada. Peça sempre ajuda, estamos disponíveis para falar sobre esse tema.

Italo Davison Dias

Terapeuta & Conselheiro
Técnico em Dependência Química e Alcoolismo

Clínica Grand House
www.grandhouse.com.br
Tel: 11 4483-4524 

Siga-nos em nossas fan pages:
Clínica Grand House
Clínica Grand House – Por Uma Vida Sem Drogas
Por Uma Vida Sem Drogas
O Piloto por Uma Vida Sem Drogas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s