Terapia de Mudança de Comportamento

O maior potencial para uma mudança é durante uma crise. A terapia de mudança de comportamento é um conjunto de métodos psicológicos para o tratamento de distúrbios de adaptação e modificação dos estilos de comportamento observáveis. Mudar o comportamento não é apenas uma questão de conhecimento ou de habilidade, é preciso encontrar a motivação para começar e manter a mudança desejada.

Se você não acredita que é possível mudar um hábito, nenhuma das estratégias de motivação irá funcionar. Uma verdadeira mudança de comportamento é possível quando você tem as estratégias para iniciar e manter a sua motivação, quando você consegue ver o que quer, ter colocado o novo comportamento dentro de um ritual que você já faz, a crença de que é possível, valorizar o novo comportamento e pensar que você é do tipo de pessoa que faz isso.

Não é de se admirar que curas milagrosas não durem.

Normalmente é melhor começar por aquilo que você considere mais fácil, mas dependendo, você não conseguirá começar pelo mais fácil se antes não modificar aquilo que está te prejudicando mais.

Conforme for conseguindo fazer uma mudança, passe a colocar em prática outro item da lista. É fundamental o comprometimento consigo mesmo para conseguir essas transformações. Não se deixe desanimar pelas dificuldades que podem aparecer no decorrer desse processo.

Faz parte do caminho encontrar desafios e contratempos.

A terapia de mudança de comportamento no tratamento da dependência química

Não é possível o dependente deixar o consumo e viver na sobriedade mantendo o mesmo comportamento que possuía durante o período em que permanecia no uso. Torna-se totalmente insensato o indivíduo que pensa conseguir parar de usar as substâncias vivendo da mesma maneira que anteriormente.

Os hábitos e costumes, as amizades, os ambientes em que vive devem ser modificados. A princípio, o dependente deve acima de tudo preservar-se á toda e qualquer situação que possa o induzir ao consumo das substâncias de sua dependência.

A mudança de comportamento para o dependente químico em recuperação deve ser de forma radical, e ajudará muito ao dependente começar a praticar atividades ao qual ele não praticava durante o período em que estava no uso das substâncias. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Conviver com pessoas que não fazem o uso das substâncias;
  • Não frequentar lugares onde pessoas façam o uso das substâncias;
  • Ter uma melhor convivência familiar;
  • Praticar esportes;
  • Não se expor a situações que possam o desestabilizar sentimentalmente e emocionalmente;
  • Participar de Grupos de Apoio ao dependente (AA, NA, Amor Exigente, Pastorais de Sobriedade, etc.), esta atividade é sugerida a prática ao menos uma vês por semana.

Entramos aí em uma questão bastante interessante que é a de o indivíduo passar a ter contatos e relacionamentos com pessoas diferentes, começa também a frequentar novos lugares, passa a ter um estreitamento familiar, passa a ser visto pela sociedade de uma maneira mais positiva, evitando assim muitos contratempos que o afetam sentimentalmente e emocionalmente.

Isso é mudança efetiva e precisa ser contínua.

ITALO DAVISON DIAS
Técnico, consultor e terapeuta em dependência química e alcoolismo
CRT 11.1274/SP – Cel.: (011) 94172-6763 (vivo/whatsapp)

PATRICIA BERNARDETE DE ABREU
CRP 06/112359 – Cel.: (011) 94362-7735 (vivo/whatsapp)

Psicóloga clínica, especialista em dependência química e alcoolismo, mestre em Psiquiatria

Clínica Grand House
http://www.grandhouse.com.br
Tel: 11 4483-4684

Siga-nos em nossas fan pages:
Clínica Grand House
Clínica Grand House – Por Uma Vida Sem Drogas
Por Uma Vida Sem Drogas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s